No mundo perfeito, os cateteres urinários seriam ecológicos o suficiente para dar descarga, infelizmente ainda não é possível. Mas existem maneiras de reduzir a pegada ambiental dos cateteres.
PVC em dispositivos médicos O PVC é o plástico mais utilizado em dispositivos médicos, como recipientes e tubos flexíveis, mas também em outras aplicações em ambientes de saúde, como luvas descartáveis, cortinas e pisos. O PVC foi originalmente desenvolvido como substituto da borracha natural e do vidro. Os dispositivos médicos feitos com estes materiais tradicionais exigiam limpeza e esterilização antes da reutilização e, nos anos 60, o PVC possibilitou o fabrico de dispositivos de uso único. Hoje, suspeita-se que o PVC tenha criado uma série de riscos à saúde ambiental. Existem dois problemas principais associados ao PVC:
Eliminação do PVC A boa notícia é que os hospitais e outras instalações de saúde em todo o mundo estão a eliminar gradualmente o PVC, ou pelo menos os ftalatos, mudando para alternativas mais seguras. Este movimento é evidente também na indústria de cateteres e hoje existem materiais alternativos no mercado, como por exemplo a Poliolefina, POBE, em cateteres LoFric da Wellspect. Ao mudar de um cateter de PVC para um cateter de poliolefina (por exemplo, LoFric), evita plastificantes, mas também evita um impacto ambiental crescente, como nos cateteres de TPU.
0 Comments
Your comment will be posted after it is approved.
Leave a Reply. |