A palavra incontinência começa com duas letras que fazem toda a diferença. A continência é a capacidade de controlar a função da bexiga e do intestino, enquanto a incontinência é o oposto – vazamento na bexiga ou no intestino.
Mas os problemas de continência também incluem outros problemas da bexiga e do intestino. Frequência ou urgência são exemplos de problemas de continência relacionados à bexiga. Também pode ser uma sensação de esvaziamento incompleto, esforço, hesitação (um atraso entre tentar urinar e o fluxo realmente começar) ou incapacidade de esvaziar completamente a bexiga. Problemas de continência relacionados com a bexiga
Problemas de continência relacionados com o intestino
A incontinência é o vazamento indesejado e involuntário de urina ou fezes, e é muito comum. A incontinência afeta cerca de:
Incontinência feminina O pavimento pélvico feminino é muito mais complexo do que o masculino porque as mulheres têm gravidezes. As mulheres também são mais suscetíveis à incontinência do que os homens. Os efeitos da gravidez e do parto são conhecidos por serem uma causa comum de incontinência urinária em mulheres. Ter bebés grandes, muitos bebés ou partos difíceis colocam a mulher mais em risco. Os músculos e ligamentos do pavimento pélvico podem ficar enfraquecidos e também podem ocorrer danos nos nervos. Incontinência masculina Os homens correm menos risco de incontinência e problemas de bexiga do que as mulheres, mas com a idade muitos desenvolvem problemas relacionados ao aumento da próstata, chamado hiperplasia benigna da próstata (HBP). À medida que a próstata aumenta, pressiona a uretra e causa sintomas de incontinência masculinos específicos de urgência, frequência, hesitação e esforço. Normalmente, os homens com problemas de próstata precisam de se levantar à noite para ir à casa de banho, mas têm dificuldade em iniciar o fluxo de urina, um fluxo fraco e, às vezes, gotejamento após terminar de fazer urinar. Então, quais os tratamentos disponíveis? Historicamente, as condições que afetam a bexiga e o intestino têm sido desconfortáveis ou tabu. Por isso, são subnotificadas e subdiagnosticadas. Devido à Federação Mundial de Pacientes Incontinentes (WFIP), pesquisas mostraram que menos de 40% das pessoas com incontinência urinária mencionam o problema a um profissional de saúde, e esse número é ainda maior para aqueles com incontinência intestinal. Muitos sofrem desnecessariamente, apesar do impacto substancial na sua saúde, autoestima e qualidade de vida. Se encontrar problemas na bexiga ou no intestino, não tenha medo de visitar um médico para consulta. Os cuidados de continência referem-se a ajudar um indivíduo a controlar as funções da bexiga ou do intestino, através de dicas sobre como manter a bexiga saudável, avaliação da continência, identificação de um curso de tratamento adequado, se necessário, apoio emocional e aconselhamento.
0 Comments
|