Mais cedo ou mais tarde, a maioria dos homens sofrerá de problemas urinários. Este não é um prognóstico animador, mas saber sobre os sintomas – e os tratamentos – o tornará menos assustador.
A saúde dos homens Os problemas de saúde para os homens são muitas vezes cercados de obstáculos. Enquanto as mulheres vivem mais e têm uma maior taxa de sobrevivência a doenças mortais, os homens muitas vezes resistem a visitar o médico quando alguma coisa está errada. Os estudos dizem-nos que o clássico estereótipo masculino impede que os homens procurem atendimento médico. Homens "masculinos" duros e estoicos não precisam de ajuda, não têm tempo para consultar um médico e muitas vezes sentem-se envergonhados de falar e compartilhar os seus problemas - com os parceiros e pessoas próximas, e especialmente com outros homens. O abdómen inferior e as suas funções são um tema especialmente sensível para os homens a envolver questões de orgulho que colocam em questão a definição do que é "ser homem". Suportar os sintomas e ficar calado sobre eles causa sofrimento e dor desnecessários, mas não precisa de ser assim. O medo da consulta médica e adiar até que os sintomas não possam ser ignorados durante mais tempo levam a um resultado pior para muitos tratamentos. LUTS em homens LUTS é um termo usado para descrever uma série de sintomas relacionados ao Trato Urinário Inferior (bexiga, próstata e uretra). Sintomas
Tratamento Muitos dos sintomas de LUTS são causados pelo esvaziamento incompleto da bexiga. A boa notícia é que é tratável. Às vezes, os LUTS podem ser tratados com medicação, às vezes com cateterismo intermitente e às vezes com uma combinação de ambos. Cateterismo intermitente O cateterismo intermitente é a segunda melhor forma de urinar, a forma que imita a forma natural. É uma técnica fácil de aprender e pode ser praticada em qualquer lugar. Ajuda-o a esvaziar completamente a bexiga. No mínimo, terá uma noite de sono melhor, se for um dos muitos homens que precisam de ir à casa de banho uma ou várias vezes por noite.
0 Comentários
Um cateter urinário é usado para drenar a bexiga quando ela não pode ser esvaziada normalmente. Este processo é chamado de cateterismo e pode ser necessário após a cirurgia, durante o internamento ou se tiver um dos diagnósticos listados abaixo.
Um kit completo contém tudo o que precisa para realizar o cateterismo. Destina-se a uma única utilização e combina um cateter e um saco coletor. O kit tudo-em-um é útil para usuários que têm um ou mais dos seguintes diagnósticos:
Um kit tudo-em-um é especialmente útil em viagens longas, pois não há necessidade de embalar componentes separados e o kit pode ser descartado quando conveniente. Função da mão Com uma lesão na medula espinhal ou esclerose múltipla, geralmente há problemas de mobilidade e função limitada da mão. Um kit completo é projetado para ajudar a obter uma boa aderência, especialmente para pessoas com destreza limitada ou enfraquecida. Acesso à casa de banho Se o usuário tem mobilidade limitada, usa cadeira de rodas ou tem dificuldade para se mover da cama, um kit completo fornece um método conveniente de esvaziar a bexiga. Uma sensação de queimadura, corridas para a casa de banho ou apenas uma pequena perda de urina? Os sintomas do trato urinário inferior (LUTS) são extremamente comuns em mulheres, mas são desagradáveis e constrangedores.
1. Incontinência A incontinência urinária geralmente significa perda de urina. É até 3 vezes mais comum em mulheres do que em homens. Também é mais de 10 vezes mais comum que as mulheres tenham incontinência de esforço. Diferentes tipos de incontinência
Causas da incontinência Existem várias razões para a incontinência em mulheres, duas delas são a bexiga hiperativa e prolapso de órgãos pélvicos (POP).
O parto vaginal e a menopausa são as duas principais causas de prolapso de órgãos pélvicos. O POP pode desencadear problemas como dificuldades urinárias, urgência e incontinência. 2. Retenção A retenção urinária é o oposto da incontinência –tem problemas a esvaziar a bexiga. Ter urina residual pode causar infeções. A retenção é comum em homens idosos (devido ao aumento da próstata) e também observada em mulheres, especialmente se tiver uma doença neurológica, prolapso ou complicações cirúrgicas pós-operatórias. Para eliminar as bactérias da uretra e manter o equilíbrio químico do corpo, precisa de esvaziar a bexiga regularmente. Se os mecanismos normais estiverem fora de ação, precisará de auxílios para drenar a bexiga, por exemplo, cateteres intermitentes. Uma condição que causa retenção é a Bexiga Atónica. Bexiga atónica Quando os músculos da bexiga estão muito fracos para “espremer” a urina, tem uma bexiga atónica. Este pode ser o caso quando tem uma doença neurológica ou lesão. É comum que pessoas com bexiga atónica sofram de retenção crônica. Também podem experienciar incontinência por transbordamento, uma situação dolorosa e perigosa em que a bexiga está cheia e esticada ao máximo e ainda assim o paciente não consegue urinar. Muitos pacientes com Bexiga Atónica também sofrem de Infeções do Trato Urinário (ITUs) recorrentes e dolorosas, uma vez que as bactérias tendem a crescer na urina “velha”, na bexiga. 3. Infeção do Trato Urinário Uma infeção do trato urinário (ITU) ocorre quando as bactérias têm a oportunidade de crescer e se multiplicar na uretra e na bexiga, causando sintomas. Pode sentir uma forte vontade de urinar, uma sensação de queimadura ao urinar, uma necessidade frequente de urinar, dor, desconforto ou febre. Metade das mulheres no mundo terá pelo menos uma infeção do trato urinário nas vida, e é mais comum em mulheres jovens e mulheres que passaram pela menopausa. Se é um usuário de cateter, precisa de ter um cuidado extra para evitar infeções. A higiene é essencial, e é muito importante que esvazie completamente a bexiga para evitar que a urina fique na bexiga e promova o crescimento de bactérias. Peça ao seu enfermeiro ou médico um cateter cientificamente comprovado para diminuir o risco de infeções. Uma bexiga hiperativa pode ser stressante e embaraçosa e causar corridas frequentes à casa de banho. Um diagnóstico correto é essencial para obter a ajuda certa.
A bexiga hiperativa pertence a uma série de condições e sintomas mais comumente referidos como LUTS – sintomas do trato urinário inferior. Ocorrendo em 25% das mulheres e 15% dos homens, a bexiga hiperativa cria muitos problemas com o armazenamento de urina e leva a uma vontade repentina de urinar, que pode ser difícil de reprimir e causar vazamento. Muitas mulheres com bexiga hiperativa sentem-se constrangidas, isolando-se, limitando o seu trabalho e privando-se de uma vida social. A boa notícia é que uma breve consulta pode determinar se há uma causa específica para os sintomas da bexiga hiperativa. Causas da bexiga hiperativa Pode haver muitas causas de bexiga hiperativa, e recomenda-se o encaminhamento a um especialista se estiver com sintomas – a lista abaixo abrange as principais causas de bexiga hiperativa:
Gestão da bexiga hiperativa O manuseamento da bexiga hiperativa geralmente começa com estratégias comportamentais, como:
Se estes esforços iniciais não ajudarem o suficiente com os sintomas da bexiga hiperativa, os tratamentos de segunda e terceira linha estão disponíveis. A palavra incontinência começa com duas letras que fazem toda a diferença. A continência é a capacidade de controlar a função da bexiga e do intestino, enquanto a incontinência é o oposto – vazamento na bexiga ou no intestino.
Mas os problemas de continência também incluem outros problemas da bexiga e do intestino. Frequência ou urgência são exemplos de problemas de continência relacionados à bexiga. Também pode ser uma sensação de esvaziamento incompleto, esforço, hesitação (um atraso entre tentar urinar e o fluxo realmente começar) ou incapacidade de esvaziar completamente a bexiga. Problemas de continência relacionados com a bexiga
Problemas de continência relacionados com o intestino
A incontinência é o vazamento indesejado e involuntário de urina ou fezes, e é muito comum. A incontinência afeta cerca de:
Incontinência feminina O pavimento pélvico feminino é muito mais complexo do que o masculino porque as mulheres têm gravidezes. As mulheres também são mais suscetíveis à incontinência do que os homens. Os efeitos da gravidez e do parto são conhecidos por serem uma causa comum de incontinência urinária em mulheres. Ter bebés grandes, muitos bebés ou partos difíceis colocam a mulher mais em risco. Os músculos e ligamentos do pavimento pélvico podem ficar enfraquecidos e também podem ocorrer danos nos nervos. Incontinência masculina Os homens correm menos risco de incontinência e problemas de bexiga do que as mulheres, mas com a idade muitos desenvolvem problemas relacionados ao aumento da próstata, chamado hiperplasia benigna da próstata (HBP). À medida que a próstata aumenta, pressiona a uretra e causa sintomas de incontinência masculinos específicos de urgência, frequência, hesitação e esforço. Normalmente, os homens com problemas de próstata precisam de se levantar à noite para ir à casa de banho, mas têm dificuldade em iniciar o fluxo de urina, um fluxo fraco e, às vezes, gotejamento após terminar de fazer urinar. Então, quais os tratamentos disponíveis? Historicamente, as condições que afetam a bexiga e o intestino têm sido desconfortáveis ou tabu. Por isso, são subnotificadas e subdiagnosticadas. Devido à Federação Mundial de Pacientes Incontinentes (WFIP), pesquisas mostraram que menos de 40% das pessoas com incontinência urinária mencionam o problema a um profissional de saúde, e esse número é ainda maior para aqueles com incontinência intestinal. Muitos sofrem desnecessariamente, apesar do impacto substancial na sua saúde, autoestima e qualidade de vida. Se encontrar problemas na bexiga ou no intestino, não tenha medo de visitar um médico para consulta. Os cuidados de continência referem-se a ajudar um indivíduo a controlar as funções da bexiga ou do intestino, através de dicas sobre como manter a bexiga saudável, avaliação da continência, identificação de um curso de tratamento adequado, se necessário, apoio emocional e aconselhamento. |